Como agem os Florais de Bach

Mestre Bach desenvolveu um meio simples para atingir o Universo da Cura. Podemos imaginar que existem simbolos coletivos que conforme a cultura apresentam-se com uma roupa. Este Universo tem sua própria linguagem e símbolos, que os terapeutas procuram para alcança-lo e ajudar os outros alcançarem. para que cada um busque sua própria Cura.

Mestre Bach percebeu 39 Arquétipos de Cura que são 39 Portas diferentes para mobilizar a Cura, sentindo os 39 estados de sofrimento que correspondiam a padrões universais de reação. Cada sofrimento corresponderia a um Arquétipo ou a uma Porta e precisaria de uma chave certa para abri-la.

Os Florais de Bach oferecem as Chaves, mas só a própria pessoa pode transformar este sofrimento em uma qualidade inerente desta experiência. Cada pessoa pode abrir sua Porta e decidir se quer ou não, se aguenta ou não, tazer este trabalho. porque ela tem livre-arbítrio.
Cada flor escolhida por Dr. Bach tornou-se uma Chave para trabalhar um processo de Transformaçao. Ela abre uma Porta do Universo de Cura para nos vislumbrar e entrarmos nele. Por isto que não é bom usarmos muitos Florais, porque estariamos dando muitas Chaves na mão de uma pessoa e ambos poderiamos nos perder no processo.

A cada Porta que se abre podem aparecer novos sintomas físicos ou emocionais. Por isto, cada resposta será muito peculiar. Somente certas flores da natureza podem ser Chaves, pois elas tem a qualidade de Cura em sua semente.

Ele percebeu isto e batizou-as, para que, através disto, recebessem esse papel.

   
 
Dr. Edward Bach
Ele nasceu no dia 24 de setembro de 1886 em Moseley,uma pequena vila perto de Birmingham, na Inglaterra. Cresceu demonstrando ter um grande amor pela natureza e seu maior interesse era o de aliviar o sofrimento de outros seres, por isso escolheu a medicina como profissão, depois de formado recebeu vários títulos como o de patologista, e se graduou em saude publica em 1914. De 1912 à 1930, foi um grande médico cientista e pesquisador. Ele iniciou sua maior obra através da descoberta dos Florais.
 

"Cura-te a ti mesmo"

O "Cura-te a ti mesmo" e o "Conhece-te a ti mesmo". Quando o Dr. Bach usou o titulo de seu livro "Heal Thyself' ele quis dizer: a Cura pelo Si Mesmo, este "Thyse P' diferente de dizer "yourselP' (si mesmo). "Thyself ' sempre se refere a Ele, que e o nosso Eu Superior. Portanto, e a Cura lo nosso Eu Superior. O caminho pelos Florais de Bach e um dos caminho de Autoconhecimento, de ganhar Luz da Consciencia pelo nosso consciente. Nos desenvolvemos o nosso consciente atraves do desenvolvimento da nossa personalidade, de todo nosso aprendizado intelectual e mental. A consciência e a Luz e ela vem da nossa Essência, do nosso Eu Superior, do Espiritual. No processo de Autoconhecimento, a Consciencia ilumina nossa mente consciente para realizar o seu processo de aprendizado. Ela ensinará o nosso Eu a viver a Vida e não somente a entender a Vida. É um caminho de Autoconhecimento para entendermos a sofrimento de nossa Alma, transformando-o em aprendizado vivendo com Consciência e cumprindo seu papel.

Formas de administraçao:
Será de acordo com o criterio de tratamento, com o tempo determinado, numero de gotas e vezes ao dia. Peço que as pessoas tenham um cuidado muito grande' com a automedicação, porque podem ocorrer reações que as pessoas as vezes pode nao saber conduzir sozinha. Não recomendo que usem muitas essências juntas, como já disse, serão abertas muitas Portas e a pessoa pode se perder na evolução.

O Dr. Bach separou suas essencias em 7 grupos

1) Para os que sentem medo
Cherry plum:
medo de perder o controle de sí próprio
Rock Rose:
pânico, terror
Mimulus:
medo de coisas conhecidas.
Red Chestnut:
medo de que "algo ruim"possa acontecer as pessoas que ama
Aspen:
medo indefinido
2) Para os que sofrem de indecisão

Cerato:
por não confiar em seus próprios julgamentos

Scleranthus:
por não conseguir decidir entre duas opiniões
Gentian:
desânimo, pessimismo
Gorse:
desesperança
Hornbean:
sensação de "segunda-feira de manhã"de que não vai dar conta das responsabilidades
Wild oat:
por não conseguir encontrar a verdadeira vocação
3) Para os que sentem desinteresse pelas circunstâncias
Clematis:
que "vivem no mundo da lua", sonhador
Honeysuckle:
que "vive no passado", apegado à pessoas, locais e situações passadas
Olive:
que perderam o prazer por estarem exaustos, todas energias (físicas ou materiais) foram esvaziadas
Mustard:
que se deprimem de repente sem razão aparente, "uma nuvem negra que se abate sobre mim"
Chestnut bud:
que não conseguem aprender os ensinamentos da vida. Repetem erros
Wild rose:
não tem interesse pela vida
4) Para os que sofrem de solidão
Impatiens:
que são rápidas em ação e pensamentos, mas impacientes e irritados com os outros
Heather:
que são insatisfeitos, necessitam de companhia constante
Water violet:
que são realmente talentosos e capazes, mas tendem a isolar-se. Orgulhosos.
5) Para os que são excessivamente sensíveis às influências e opiniões alheias
Centaury:
"que não sabem dizer não". São subservientes demais
Holly:
que sentem ciúme, inveja, ódio, ou seja, sentimentos ruins

Agrimony:
que escondem as suas preocupações por detrás de uma máscara alegre

Walnut:
que se influenciam pelas opiniões alheias, para momentos de transição
6) Para o desalento e desespero
Larch:
por se acharem incapazes, desanimam antes de tentar.
Elm:
por acharem que em determinados momentos não terão forças para cumprir suas responsabilidade
Pine:
por se auto condenarem. Complexo de culpa
Star of Bethlehem:
por se encontrarem em situação de choque físico ou mental. Notícias ruins, morte de pessoa querida, acidentes, etc.
Willow:
que se sentem amargurados, ressentidos com a vida.
Crab Aplle:
quando existe grande sentimento de impureza aversão a si próprio
Sweet chestnut
que sentem uma angustia profunda, não enxergam saída para seus problemas
7) Para os que se preoculpam excessivamente com o bem estar dos outros

Chicory:
pois sua capacidade de amar sem exigir nada em troca está bloqueada. Possessão.

Beech:
que carecem de humildade
Vervain:
tentando fazer com que sejam aceitas suas idéias. Dificuldade em relaxar.
Vine :
tende fazer prevalecer suas idéias tornando-se por vezes autoritários.
Rock water:
que são excessivamente rígidos consigo mesmos. Autodisciplina

RESCUE REMEDY:

Indicações:

É o remédio do socorro e do resgate. Socorro nas situações de sofrimento do corpo ou tormentos mentais, de trauma . Resgate, do equilibrio do nosso consciente que saiu do seu eixo por alguma situação difícil, trazendo-lhe a Consciência clara e limpa para resolver a situação, por mais difícil que seja. É o remédio mais usado, que precisamos ter sempre junto conosco para sermos o socorro em uma hora em que formos chamados. Ele é o "remédio para todas as situações que exigimos que tomemos providências, mas isto não substitui o cuidado medico. O Rescue ajuda a prevenir e superar rapidamente o trauma energético, que traz serias consequências físicas. Tudo que nos esvazia de energia recebe o nome de trauma energético, um susto, mas notícias ou um acidente que envolve perda de Consciência. Nestas condições, a Consciência (ou elementos sutis de nosso corpo) tende a apartar-se do co e, desse modo, a pessoa não é capaz de iniciar o processo de Cura de si mesma. O Rescue impede a desintegração do sistema energético ou o faz voltar logo ao normal. O processo curativo pode, então, começar imediatamente.

Sinais Clínicos:
1- Como primeiros socorros
É muito importante no momento em que ocorre um acidente, um trauma, uma notícia chocante; para o período crítico antes da chegada da assistência médica. Este período pode marcar a pessoa para sempre, se não for limpo no físico e ,mental. Ele não foi feito para ser uma Panaceia ou um substituto de um tratamento médico de emergência. Ele não Cura, ele vai ajudar a voltar a Consciência ao corpo, para mobilizar todas as respostas de defesa, de cicatrização e equilíbrio dos organicos. Em acidentes, conosco ou com pessoas do nosso lado. Se alguém tem um desmaio, por exemplo: usar 2 gotes direto na boca, ou pingar sobre os lábios e massagear. Ele ajuda voltar a Consciância. Se for uma crise alérgica forte, por exemplo, um choque anafilático por um veneno, por uma droga ou por anestesia, ajuda a diminuir a resposta alérgica até receber os socorros médicos. Em um acidente no qual a pessoa perde a Consciênçia e pode entrar em coma- ou após um choque elétrico forte, ele ajuda a voltar. Em dores muito fortes em que a pessoa pensa não poder suportar. Sempre é bom o terapeuta ou o paciente ter um vidro do Rescue "stock" até conseguir um medico.
Em uma crise hipertensa e muito bom usar o Rescue na água e o paciente tomar o remédio hipotensor; porque o Recue tira a angustia do paciente que não consegue ter o controle sobre sua pressão. Em crises de hipoglicemia (nos diabéticos), que podem entrar em coma, ajuda no equilibrio dos níveis de glicose (açucar). Na psiquiatria, nas crises epilépticas, ajuda a diminuir a fequência das crises compulsivas e a angústia do processo. Mas nunca parar com o remédio anticonvulsivo. Usar o Floral junto com a alopatia. Nas crises convulsivas, se não frequente, preparar Rescue do "stock" na água e dar aos poucos ou azer um diluido com concentração bem baixa do Brandy.

2- Em queimaduras
O Rescue é muito importante para o trauma causado pelo calor. Muitas vezes, eu recomendo usar, junto com o Rescue, o Star of Bethlehem se a cena foi muito chocante ou o Impatiens se o local teve uma lesão muito profunda, para melhorar dor da contração local. E muito bom para fazer compressas Rescue na pele para hidratação com água ou mesmo com soro fisiológico nos tres primeiros dias e depois pode-se usar o creme Rescue para terminar a cicatrização, mantendo o Rescue por via oral durante vários dias. E útil também em queimadura de Sol.

3- Ação cicatrizante
É uma das principais ações do Rescue, pois ele aumenta a velocidade de cicatrização. Em cirurgias: E muito born usar no pré-operatório, de 3 a 7 dias antes. E no pós-cirúgico até terminar o processo, dependendo da cirurgia. Se .fôr uma lesão muito extensa, usar: o Rescue e o Star of Bethlehem para potencializar a cicatrização. Em fraturas ósseas: O Rescue tem uma ação muito positiva porque ele melhora o inchaço local e facilita o processo de calcificação óssea para formar um calo ósseo. Muitas vezes, em fraturas ósseas, se o processo não estiver caminhando bem porque a pessoa não o aceita, costumo ajudar com Holly, principalmente se a pessoa tem muita dor.

4- Ginecologia e obstetrícia:
Na gravidez e uma das essências mais usadas para lidar com a ansiedade de espera, enjôo de gravidez, para dar equilíbrio e limpar os medos. Os obstetras costumam usar no pré-parto, durante o parto e no p6s-parto.Na hora do parto, facilita e acalma a mãe para que tenha um parto tranqüilo. É bom dar ao bebe, assim que nasce, para limpa-lo de qualquer trauma que possa ter passado. Dar, principalmente, aos bebes que tiveram o cordão enrolado no pescoço aos que fizeram fórceps, cesárea ou para ajudar a cicatrização do umbigo do bebe. Para as mulheres que sofrem aborto espontâneo ou provocado, sempre é um grande trauma. Nas cólicas menstruais, o Rescue sempre ajuda a melhorar a dor, o inchaço e a retenção hídrica. Uso com a essência que a pessoa trabalha para limpar o fundo do problema.

5- Em mal-estar agudo por febre, vômito ou diarréias e dores de cabeça:
Ele ajuda a hidratar a pessoa, muitas vezes pode ser colocato até junto com o soro hidratante. Ele ajuda a tirar o mal-estar, a fraqueza, tontura, o enjôo e a contração muscular com gripes. Em resfiados melhora muito a coriza, a obstrução nasal a falta de ar. Em dores de cabeça, algumas melhoram com Rescue, quando agudas, não cronicas (nestas, sempre procurar a causa).

6- Em odontologia:
Muito útil para o paciente que tem pânico de ir ao dentista, tomar na vespera e no dia. Muitos odontólogos dão para os pacientes na sala de espera, principalmente para as crianças, ajuida para que elas cooperem com o tratamento. Em atos cirúrgicos odontológicos, fazer pré-operatório. Durante a cirugia, ir pingando o Rescue "stok" na boca para diminuir o sangramento e o paciente ficar mais calmo, rela. E ajuda na cicatrização, usando também no pós-cirúrgico. Muitas vezes, junto com o Crab apple, quando tiver secreção ou precisar de uma limpeza maior.

7- Para substituir tranquilizantes e sedativos:
Vamos fazer o processo de retirada da alopatia, introduzindo o Rescue principalmente para os pacientes que sofrem de insônia e necessitam de remédio para dormir.

8- Para animais:
Eles se beneficiam muito porque, quase sempre, há um componente emocional ou de terror associado ao mal-estar ou ao trauma.

9- Em plantas:
Quando elas sofrem um choque, depois da transplantação para um novo vaso, após geada forte ou pragas. Mistura-se 10 gotas do "stock" em um galão de água, rega-se as plantas e borrifa-se as folhas. Eles reagem muito e respondem melhor à floração.
| Farmagris - Farmácia de Manipulação - Rua Smith de Vasconcelos, 877 - Fone: (18)3324 5888 © 2007 | Desenvolvido por Guia Assis Network